Qual a unidade de resistividade no Sistema Internacional?
resposta: Resolução: na 2° lei de Ohm: $\phantom{X}R\,=\,\rho\dfrac{\ell}{A}\phantom{X}$ então $\phantom{X}\rho\,=\,\dfrac{RA}{\ell}\phantom{X}$donde temos unidade de $\,\rho\, = \,\dfrac{\;\Omega \centerdot m \centerdot m\;}{m}\;\Rightarrow$ unidade de $\,\rho\,=\,\Omega m\;$ ×
Um fio resistor tem comprimento $\;(\ell)\;$, área de secção $\;(A)\;$ e resistência elétrica $\;(R_1)\;$ a uma dada temperatura $\;(T)\;$. Estica-se o fio e seu comprimento dobra $\;(2\ell)\;$, mas seu volume se mantém constante. Na temperatura $\;(T)\;$, qual é a sua nova resistência?
(MACKENZIE - 2002) Deseja-se alimentar a rede elétrica de uma casa localizada no sítio ilustrado a seguir. Em A tem-se o ponto de entrada do sítio, que “recebe” a energia da rede pública e, em B, o ponto de entrada da casa. Devido a irregularidades no terreno, as possibilidades de linhas de transmissão de A até B apresentadas pelo eletricista foram a 1 (linha pontilhada) e a 2 (linha cheia); porém, somente uma será instalada. Com uma mesma demanda de energia, independentemente da opção escolhida e utilizando-se fios de mesmo material, deseja-se que no ponto B chegue a mesma intensidade de corrente elétrica. Para que isso ocorra, o diâmetro do fio a ser utilizado na linha 1 deverá ser igual:
a)
ao diâmetro do fio utilizado na linha 2.
b)
a 0,6 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
c)
a 0,72 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
d)
a 1,2 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
e)
a 1,44 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.