(MED. TAUBATÉ) um homem caminha, à noite, afastando-se de um poste luminoso. A altura do poste é 6 m e a do homem é 2 m. Caminhando este a 4 km/h, com que velocidade escalar se move o ponto M (extremidade da sombra do homem)?
Na figura representamos a formação da imagem (A'B') para um objeto (AB) em uma câmara escura de orifício.Considere uma pessoa de 1,80 m de altura e seja i o tamanho de sua imagem obtida com uma câmara escura de orifício. Quando a pessoa está a 24 m de distância da câmara a imagem tem tamanho i1 e quando está a 36 m da câmara tem tamanho i2 . A razão $\,\dfrac{\;i_1\;}{\;i_2\;}\,$ vale:
(MED LONDRINA) Um anteparo opaco, onde existe um pequeno orifício, é interposto entre o Sol e uma tela. Estando o anteparo a 2,0 m da tela, obtém-se nesta última uma imagem circular nítida do Sol, de diâmetro igual a 4,0 mm . Supondo que a distância entre a Terra e o Sol é igual a 1,5 × 1011 m , o diâmetro do Sol, medido nestas condições, é igual a:
(PUC) Durante a noite, em uma sala iluminada, pode-se ver em uma vidraça os objetos da sala refletidos com muito mais nitidez que durante o dia. Isto acontece porque:
a)
a parcela de luz refletida durante a noite, pela vidraça, aumenta.
b)
a luz refratada proveniente do exterior diminui durante a noite.
c)
o ambiente externo, escuro durante a noite, funciona como camada refratora que, conjuntamente com a vidraça, forma um espelho.
d)
à noite é impossível a existência de luz refratada.
e)
o vidro usado em vidraças não refrata luz à noite.
Quanto à luz proveniente do Sol, que atravessa o ar da atmosfera terrestre e incide sobre o vidro da janela de uma casa, podemos afirmar que:
a)
como o vidro é transparente, toda a radiação incidente atravessa o vidro, penetrando na casa;
b)
uma parte da radiação incidente atravessa o vidro, e outra parte é refletida, voltando ao ar da atmosfera;
c)
uma parte da radiação incidente atravessa o vidro, e outra parte é refratada;
d)
uma parte da radiação incidente atravessa o vidro, uma parte é refletida e uma terceira parte é absorvida pelo vidro, ocasionando o aumento de sua temperatura.
e)
o vidro funciona como um espelho perfeito dependendo de qual lado a luz incide na vidraça.