(OMEC) Assinale o período em que há oração substantiva predicativa:
a) Lembre-se de que tudo passa neste mundo. b) Estava ansioso por que ela viesse. c) Meu ideal é fazer bem a todos. d) Meu ideal é este: fazer bem a todos. e) Não sei onde ele está.
(OMEC) Assinale o período em que há oração substantiva objetiva indireta:
a) Tenho medo de que você se engane. b) Meu sonho era morar nos Estados Unidos. c) Recomendo-lhe uma coisa: seja sempre sincero. d) Aconselho-te a não fazeres este negócio. e) Dizem que você será eleito.
(OMEC) Assinale o período em que há oração substantiva objetiva direta:
a) Vê-se que você não entendeu nada. b) Vê-se tudo está certo. c) Convém não sair hoje. d) Parece que ele tem saudades de você. e) Sabe-se que não haverá greve.
(METODISTA) Qual dos períodos compostos abaixo possui uma oração subordinada subjetiva?
a) Desde os primórdios, sabemos que o homem é mortal. b) Desde os primórdios, o homem sabe que é mortal. c) Desde os primórdios, percebe o homem que é mortal. d) Desde os primórdios, dizem que o homem é mortal. e) Desde os primórdios consta que o homem é mortal.
(OMEC) Assinale o período em que há oração substantiva subjetiva:
a) Acreditas que haja vida em Marte? b) Acretida-se que haja vida em Marte... c) Acreditam que não as haverá. d) É justiça que eu o ajude. e) Declaro que você está inocente.
(MED. SANTOS) Assinale a alternativa onde haja uma oração subordinada substantiva completiva nominal:
a) O livro de que lhe falei está à venda na livraria da escola. b) Alguém o convencera de que ganhara na loteria. c) Paulo estava convencido de que ganhara na loteria. d) Nossa esperança era que ele se salvasse. e) Daremos o troféu a quem merecer.
(MED. ABC) Sabendo que a oração subordinada substantiva apositiva exerce a função de aposto e que este "é um termo de natureza substantiva que se refere a outro, também de natureza substantiva" , marque a alternativa que apresenta uma oração apositiva:
a) Disse-me: vá embora. b) Cometeu dois erros, aliás, três. c) Havia apenas um meio de ajudá-la: contar-lhe a verdade. d) "Como Sofia falasse das bonitas rosas que possuía, Rubião pediu para ir vê-las: era doido por flores." e) Não preciso de ajuda: sei arrumar-me sozinho.
(CESCEA) Assinale a alternativa em que se transcreveu uma oração subordinada substantiva subjetiva:
a) O professor notou que o aluno estava inseguro. b) O professor notou a insegurança do aluno e não fez as perguntas. c) As perguntas foram feitas com segurança pelo professor. d) O aluno estava inseguro diante do professor. e) Não se sabe se ele foi embora.
(PUCC) Assinale o período em que a oração grifada é substantiva apositiva:
a) Não me disseram onde moravas. b) A rua onde moras é muito movimentada. c) Só me interessa saber uma coisa: onde moras. d) Morareis onde moras. e) Insisto em morar onde moras.
(FASP) O único período onde ocorre uma oração subordinada substantiva é:
a) É provável que ele não case outra vez. b) Meu pai dizia que os amigos são para as ocasiões. c) Os elogios de maior crédito são os que os inimigos nos tributam. d) Desconfiamos em tempo que armavam um plano contra nós. e) O fato é que eles não estudam.
(INST. CHAMPAGNAT) Abaixo, só não aparece oração substantiva objetiva direta em:
a) Perguntamos-lhe quando estaria de volta. b) Quero que você venha imediatamente. c) Vinde a mim todos os que têm fome e sede de justiça. d) Vocês sabem se eles voltarão no prazo combinado? e) Acho que você terá dificuldade para entrar.
(BRÁS CUBAS) Analisando-se sintaticamente o texto grifado, deve-se dizer que:
I) "Peço-lhe um favor: que me guardes esta carta." II) "Desvaneceu-lhe a idéia de que a casa estava prestes a cair." III) "Disse-lhe que precisavas estudar." IV) "Será necessário que vós vades para o deserto."
a) I = oração subordinada substantiva apositiva b) II = oração subordinada subjetiva c) III = oração subordinada objetiva indireta d) IV = oração subordinada substantiva objetiva direta e) todas = orações subordinadas relativas