Em "Aeromoça na burocracia me dá idéia de um pé de gerânio intimado a viver e florir dentro de um armário fechado", as expressões de um pé e de gerânio são respectivamente:
a) adjunto adnominal, complemento nominal b) complemento nominal, adjunto adnominal c) complemento nominal, complemento nominal d) objeto indireto, complemento nominal e) adjunto adnominal, adjunto nominal
"Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito, mas ninguém me ouviu."(M. de Assis) A função sintática das palavras doente — grito — ninguém — me é, respectivamente:
Assinale a alternativa em que o A craseado introduz termo sintático com função de objeto indireto.
a) Ele se referia à mesma pessoa. b) Quando se dirigirá à casa paterna? c) Chegaremos possivelmente às duas horas. d) Estamos à sua espera. e) Foi um almoço à moda americana.
No período "Ah! se soubesse música! pegava do violino, trancava bem as portas para não ser ouvido da vizinhança e deixava-me ir através do arco", as expressões do violino e da vizinhança são, respectivamente:
Leia o trecho abaixo e indique a função sintática das palavras grifadas. " Como é solene e grave, no meio das nossas matas, a horamisteriosa do crepúsculo, em que a natureza se ajoelha aos pés do criador, para murmurar a preceda noite." (J. de Alencar. O Guarani.) As funções sintáticas das palavras sublinhadas são, respectivamente:
a)
predicativo do sujeito, adjunto adverbial de lugar, núcleo do sujeito, adjunto adnominal, sujeito, adjunto adverbial de lugar, objeto direto e adjunto adnominal.
b)
adjunto adnominal, predicativo do sujeito, objeto direto, sujeito, agente da passiva, adjunto adverbial de lugar, sujeito e adjunto adnominal.
c)
sujeito, sujeito, adjunto adverbial de lugar, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e sujeito.
d)
objeto direto, agente da passiva, sujeito, objeto indireto, complemento nominal, sujeito, adjunto adverbial de lugar e sujeito.
e)
agente da passiva, adjunto adnominal, sujeito, sujeito, predicativo do sujeito, complemento nominal, objeto direto e objeto indireto.
"A drenagem rápida do terreno e a evaporação, que se estabelece logo, mas viva, tornam-nos outra vez, desolados e áridos." Os termos grifados são, respectivamente:
(PUC) "... uma lagoa compreende as nossas pequeninas desventuras, o efêmero que nos fere."
Os termos "que" e "nos" exercem função sintática respectivamente:
a) conjunção integrante e objeto direto b) pronome relativo (obj. dir.) e sujeito c) pronome relativo (sujetito) e objeto direto d) pronome relativo (sujeito) e objeto indireto e) conjunção integrante e objeto indireto
(PUC) "... com exceção do Morro do Cantagalo cujo volume é desagradável e pesado..." "Levantei-me do banco e fui embora."
Os termos "cujo" e "me" são respectivamente:
a) adjunto adnominal e objeto direto b) sujeito e objeto direto c) adjunto adnominal e objeto indireto d) complemento nominal e sujeito e) sujeito e objeto indireto
Os termos "os" e "que" (...hipócritas fossem os que invocavam...) são respectivamente:
a) objeto direto e objeto direto b) objeto direto de "fossem" e sujeito de "invocaram" c) sujeito de "fossem" e sujeito de "invocaram" d) objeto indireto e sujeito e) objeto direto pleonástico e objeto direto