(ITA - 2004) Considere todos os números $\phantom{X}z\,=\,x\,+\,iy\phantom{X}$ que têm módulo $\phantom{X}\dfrac{\sqrt{7}}{2}\phantom{X}$ e estão na elipse $\phantom{X}x^2 + 4y^2 =4\phantom{X}$. Então o produto deles é igual a:
(ITA - 1979) Sejam A , B , C matrizes reais 3 × 3 , satisfazendo as seguintes relações $\phantom{X}AB\,=\,C^{\large -1}\phantom{X}$,$\phantom{X}B\,=\,2A\phantom{X}$. Se o determinante de C é 32, qual é o valor do módulo do determinante de A ?
(MACKENZIE) A soma dos coeficientes numéricos do desenvolvimento de $\phantom{X}(2x\,-\,5y)^{\Large n}\phantom{X}$ é 81 . Ordenando os termos segundo potências decrescentes de $\,x\,$, o termo cujo módulo do coeficiente numérico é máximo é:
No esquema, a seguir representado, 10 ânions de SO4 vão para o ânodo e 20 cátions H+ vão para o cátodo, em um intervalo de tempo Δt = 1,0 s . Sabendo-se que o módulo da carga do elétron é de 1,6 × 10-19 C, qual a intensidade de corrente através da solução de ácido sulfúrico?
Indiquemos por i a intensidade de corrente elétrica que circula por um condutor metálico. Sejam m e e respectivamente, a massa e o módulo da carga do elétron. Se M é a massa total dos elétrons que atravessam uma secção qualquer do condutor, no intervalo de tempo de duração Δt, a relação entre i, m, e, M e Δt é:
Para uma corrente elétrica de intensidade constante e relativamente pequena (alguns ampères), qual o valor mais próximo do módulo da velocidade média dos elétrons que compõem a nuvem eletrônica móvel, em um condutor metálico?
O filamento incandescente de uma válvula eletrônica, de comprimento igual a 5 cm, emite elétrons em uma taxa constante de 2,0 . 1016 elétrons por segundo e por centímetro de comprimento. Sendo o módulo de carga do elétron de 1,6 . 10-19C , qual a intensidade da corrente emitida?
(FATEC) Um bloco de peso igual a 30 N está em equilíbrio, suspenso por fios, conforme a figura. Sendo adotados sen 37° = 0,60 e cos 37° = 0,80 , podemos afirmar que o módulo de $\;\overrightarrow{F}\;$ é:
Um corpo M representado na figura pesa 80 N e é mantido em equilíbrio por meio da corda AB e pela ação da força horizontal de módulo 60N .Considerando g = 10m/s² , a intensidade da tração na corda AB , suposta ideal, em N, é:
Uma partícula é lançada obliquamente, em uma região onde a aceleração da gravidade vale (g) e o efeito do ar é desprezível. A velocidade de lançamento do módulo Vo e o ângulo formado com o plano horizontal é θ . Pedem-se:
a)
o tempo de subida e o tempo total, até o retorno ao plano horizontal de lançamento.
b)
a altura máxima atingida.
c)
o alcance horizontal.
d)
o ângulo de tiro que proporciona o máximo alcance horizontal.
resposta: a) $\,T_{\text subida}\,=\,\dfrac{\;V_o\,sen\theta\;}{g}\,$ e $\,T_{\text total}\,=\,\dfrac{\;2V_o\,sen\theta\;}{g}\,$b)$H\,=\dfrac{\;\sideset{}{_o^2}V sen^2\theta\;}{2g}\,$c)$S_{\text horizontal}\,=\dfrac{\;\sideset{}{_o^2}V sen\,2\theta\;}{g}\,$d)$\;\theta\,=\,45^o$ ×
Um projétil é lançado sucessivamente com ângulos de tiro de 30° e 60° e mesmo módulo de velocidade inicial.Desprezando o efeito do ar, calcule: a) a relação entre as alturas máximas atingidas nos dois casos. b) a relação entre os alcances horizontais nos dois casos.
Dados $\phantom{X}x\,\gt\,y\,\gt\,0\phantom{X}$ e $\phantom{X}z\,\ne\,0\phantom{X}$, sendo $\phantom{X}x,\,y,\,z\,\in\,{\rm I\!R}\phantom{X}$, a desigualdade que nem sempre é verdadeira é:
(OSEC - 1983) O gráfco que melhor representa a função $\;f\,:\, {\rm I\!R}-\{0\} \rightarrow {\rm I\!R}-\{0\} \;$ dada por $\phantom{X}f(x)\,=\,\dfrac{\;|x|\;}{x}\phantom{X}$ é:
Considere uma função $\;f\,:\, {\rm I\!R} \rightarrow {\rm I\!R} \;$ tal que $\phantom{X}f(x)\,=\,\dfrac{\;|x|\,-\,x\;}{|x|}\phantom{X}$. Esboce o seu gráfico.
Sendo $\,x\,\in\,{\rm I\!R}\,$, $\,y\,\in\,{\rm I\!R}\,$ e $\,a\,\in\,\sideset{}{_+^*}{\rm I\!R}\,$, assinale as proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).
Considere um objeto a 10 cm de um espelho esférico. Admitindo as condições de aproximação de Gauss, localize a imagem e verifique sua natureza nos seguintes casos:
a)
O espelho é côncavo e sua distância focal tem módulo igual a 20 cm.
b)
O espelho é convexo e sua distância focal tem módulo igual a 10 cm.
resposta: a) p' = -20 cm (virtual)b) p' = -5 cm (virtual) ×
(FEI) Um ponto objeto está encostado numa lente convergente de distância focal 50 cm . Num dado instante este objeto movimenta-se com velocidade constante de módulo 10 m/s , percorrendo o eixo principal da lente. Qual a posição da imagem após 1,0 s?
resposta: A posição da imagem após 1,0 s é 10/19 metros ×
Uma lente divergente tem distância focal de módulo igual a 10 cm. De um objeto real a lente fornece uma imagem com tamanho reduzido à metade do objeto. Qual a posição do objeto em relação à lente?
Na figura abaixo estão representados um objeto real (O) sua imagem virtual (I) conjugada por uma lente divergente e o eixo óptico (E) desta lente. O módulo da distância focal da lente é igual a:
Um carro A movimenta-se numa estrada plana reta, com velocidade de módulo 20 m/s . O motorista observa pelo seu espelho plano um carro B que vem atrás, desenvolvendo uma velocidade de módulo 25 m/s .
a)
Qual a velocidade da imagem para um referencial ligado à estrada?
b)
Qual a velocidade da imagem para um referencial ligado ao carro A e ao carro B?
resposta: a) 15 m/s no sentido do movimento dos carros. b) em relação ao carro A : 5,0 m/s para trás em relação ao carro B : 10 m/s para trás. ×