Um dado é viciado de modo que a probabilidade de observarmos qualquer número par é a mesma entre eles; a probabilidade de observarmos qualquer número ímpar é também a mesma entre os números ímpares. Porém um número par é três vezes mais provável de ocorrer do que um número ímpar. Lançando-se esse dado, qual a probabilidade de:
Em um grupo de 500 estudantes: 80 estudam engenharia, 150 estudam economia e 10 estudam engenharia e economia. Se um aluno é escolhido ao acaso, qual a probabilidade de que:
De um grupo de 200 pessoas, 160 têm fator Rh positivo, 100 têm sangue tipo O e 80 têm fator Rh positivo e sangue tipo O. Se uma dessas pessoas for selecionada ao acaso, qual a probabilidade de:
Em uma urna existem 6 bolinhas numeradas, de 1 a 6 . Uma a uma elas são extraídas, sem reposição. Qual a probabilidade de que a sequência de números observados seja crescente?
Uma loteria consta de 1 000 números, de 1 a 1 000 . Dez números são sorteados ao acaso, sem reposição, e ao 1º número sorteado, corresponde o 1º prêmio, ao 2º número sorteado, o 2º prêmio e assim por diante até o 10º número sorteado. Se uma pessoa é portadora do blhete nº 341, qual a probabilidade dela ganhar:
Seis cartas numeradas de 1 a 6 são dadas a uma pessoa. Dessas são retiradas duas cartas e um adivinho, sem ver, deve acertar o número de cada carta retirada. Se o adivinho estiver apenas inventando as respostas entre 1 e 6 ("chutando"), qual a probabilidade dele acertar as duas cartas retiradas pela primeira pessoa?
Uma urna contém seis bolinhas numeradas de 1 a 6. Quatro bolinhas são extraídas ao acaso sucessivamente, com reposição. Qual a probabilidade de que todas assinalem números diferentes?
Cinco algarismos são escolhidos ao acaso, com reposição, entre os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Qual a probabilidade dos cinco algarismos serem diferentes?