Calcule as intensidades das forças de tração em cada um dos fios representados na figura que suportam uma pedra de peso 15 N.
resposta: $10\sqrt{\,3\,}\;$ N e $\;5\sqrt{\,3\,}\;$ N ×
Na figura, a esfera metálica A, de peso 12 N, está presa ao fio OA e é solicitada por uma força magnética horizontal de intensidade 5N. Estando o sistema em equilíbrio, a tração em OA tem valor:
Para o sistema da figura em equilíbrio, determine o peso do bloco A e a intensidade de força de tração no fio CD. O peso do bloco B é igual a 30 N. O fio e a polia são ideais.cosθ = 0,8; senθ = 0,6
(FATEC) Em um ginásio esportivo há dois pontos fixos A e B aos quais se suspende uma luminária de peso P = 60 kgf mediante fios leves AC e BC , conforme o esquema:A força de tração em cada fio tem intensidade:
No sistema em equilíbrio o bloco C está na iminência de movimento. Sejam mC = 20 kg , mB = 10 kg , g = 10 m/s² e os fios e polias ideais.Determine:
a)
o peso do bloco A;
b)
a força de atrito sobre o bloco C;
c)
o coeficiente de atrito estático entre o bloco e o plano.
resposta: a) mA = 20 kgb) Fatrito = $10\sqrt{3}$ Nc) $\;\mu\,=\, \dfrac{\;\sqrt{\,3\;}\;}{2}$ ×
(FAAP) Qual é a força horizontal capaz de tornar iminente o deslizamento do cilindro, de peso 50 kgf, ao longo do apoio em V, mostrado na figura? O coeficiente de atrito estático entre o cilindro e o apoio vale 0,25.
O sistema esquematizado na figura encontra-se em equilíbrio. Os fios e polias são considerados ideais. O peso B éde 120 N . Sabe-se que senθ = 0,6 e cosθ = 0,80 . Determine o peso de A e a tração no fio CD .
A luminária da figura tem peso igual a 30 N e é mantida em equilíbrio no teto pendurada por dois fios. Determine a tração nos fios 1 e 2, considerados ideais. Dados: sen30° = $\dfrac{\;1\;}{2}$; cos30° = $\dfrac{\;\sqrt{\,3\;}}{2}$.
Um pacote de massa m = 10 kg está pendurado por dois cabos conforme a figura. São dados sen45° = cos45° = $\dfrac{\;\sqrt{\,2\,}\;}{2}\;$ eg = 10 m/s² . Determine as intensidades das trações $\;\overrightarrow{T_1}\;$ e $\;\overrightarrow{T_2}\;$.
Em uma academia dois sacos para treinamento de boxe, ambos de mesmo peso P, estão pendurados por cabos considerados ideais e cada cabo forma ângulo com o teto conforme a figura mostrada ao lado. Em qual situação as forças de tração nos cabos são mais intensas?
resposta: O primeiro saco de pancada pendurado por cabos formando ângulo α com o teto tem os cabos com forças de tração mais intensas. ×
(FATEC) Um bloco de peso igual a 30 N está em equilíbrio, suspenso por fios, conforme a figura. Sendo adotados sen 37° = 0,60 e cos 37° = 0,80 , podemos afirmar que o módulo de $\;\overrightarrow{F}\;$ é:
(PUCC SP) Um corpo G , com peso 80 N , é suspenso conforme mostra a figura ao lado, onde m , n e p são fios de massas desprezíveis e perfeitamente flexíveis. A sequência dos fios, cujas trações respectivas estão em ordem decrescente de valores é:
(FUVEST - 2006) Para vencer o atrito e deslocar um grande contêiner C , na direção indicada, é necessária uma força F = 500 N .
Na tentativa de movê-lo, blocos de massa m = 15 kg são pendurados em um fio, que é esticado entre o contêiner e o ponto P na parede, como na figura. Para movimentar o contêiner, é preciso pendurar no fio, no mínimo,
Um corpo material, de dimensões desprezíveis e peso 3 N , encontra-se em equilíbrio, suspenso por dois fios, um dos quais é mantido tenso segundo a horizontal e outro inclinado 30° com a vertical. Determinar a intensidade da força tensora de cada fio.
resposta: $\;\sqrt{\;3\;} N\;$ e $\;2\sqrt{\;3\;} N\;$ ×
Duas forças aplicadas a um mesmo ponto formam entre si um ângulo de 95° e são equilibradas por uma terceira força de intensidade 32 N . Determinar as intensidades das duas forças sabendo-se que a relação entre elas é 5/7 .
(EPUSP) Uma esfera de peso G = 18 N , repousando sobre um plano horizontal liso, está presa pelo centro a dois fios AB e AC que passam sem atrito sobre polias B e C , suportando nas suas extremidades as cargas F = 10 N e Q = 20 N respectivamente.
Supondo-se o fio AB horizontal, determinar a inclinação do fio AC com a horizontal quando a esfera estiver na posição de equilíbrio, assim como a reação da esfera no plano em que repousa.
(UECE CE) Na figura a seguir, o peso P1 é de 500 N e a corda $\;\overline{RS}\;$ é horizontal. Os valores das tensões T1 , T2 e T3 e o peso P2 , em Newton, são, respectivamente,
a)
$\;500\sqrt{\,2\;}, 500, \dfrac{1000}{\sqrt{\,3\;}}\; e \;\dfrac{500}{\sqrt{\,3\;}}\;$
b)
$\;\dfrac{500}{\sqrt{\,2\;}}, 1000, \dfrac{1000}{\sqrt{\,3\;}}\; e \;\dfrac{500}{\sqrt{\,3\;}}\;$
c)
$\;500\sqrt{\,2\;}, 1000, \dfrac{1000}{\sqrt{\,3\;}}\; e \;\dfrac{500}{\sqrt{\,3\;}}\;$
d)
$\;\dfrac{500}{\sqrt{\,2\;}}, 500, \dfrac{1000}{\sqrt{\,3\;}}\; e \;\dfrac{500}{\sqrt{\,3\;}}\;$
Na figura abaixo, o ângulo θ vale 30°, a massa do corpo A vale mA = 40 N e a massa do corpo B vale mB = 30 N. Qual o coeficiente mínimo de atrito entre a superfície da mesa e o corpo B para que o sistema permaneça em equilíbrio?
O sistema ao lado está em equilíbrio. Os pesos dos corpos A e B são, respectivamente, mA = 10 N e mB = 40 N . Sabe-se que o corpo B está na iminência de escorregar. Determine o coeficiente de atrito μ entre o corpo B e o plano horizontal.
Uma lâmpada de LED que pesa 0,6 N está suspensa por fios ideais AB e BC ,com AB = 1m ; BC = 2 m e CD = 2m. Determine as intensidades das forças de tração nos fios AB e BC .
Na figura ao lado AB é uma barra rígida móvel em torno de um pino B . Um corpo de peso 10 N é preso por um fio ao ponto A . Pede-se a intensidade da força de compressão que age sobre a barra no ponto A .
Um corpo M representado na figura pesa 80 N e é mantido em equilíbrio por meio da corda AB e pela ação da força horizontal de módulo 60N .Considerando g = 10m/s² , a intensidade da tração na corda AB , suposta ideal, em N, é:
Um fio está fixo em dois pontos, A e C . O fio passa por uma roldana que suspende um corpo de peso 80 N . A intensidade da força horizontal F que, agindo na roldana B , mantém o equilíbrio na posição indicada é:
Um vasinho de samambaia pesa 8 N , está pendurado por uma corda AB e é estabilizado pela força horizontal $\;\overrightarrow{F}\;$. Dado AB = 150 cm e sabendo que a distância entre a parede e o vaso é de 90 cm , determine os valores da intensidade da força $\;\overrightarrow{F}\;$ e da tração na corda.
No sistema representado na figura, o peso P está preso ao fio AB por uma argola. Despreze os atritos e calcule as trações nos fios OA e BO . Dados: P = 100 N, sen 30° = 0,5 e cos 30° = 0,8.
As cordas A , B e C da figura abaixo têm massa desprezível e são inextensíveis. As cordas A e B estão presas no teto horizontal e se unem à corda C noponto P . A corda C tem preso à sua extremidade um objeto de massa igual a 10 kg .
Considerando o sistema em equilíbrio, determine as trações nos fios A , B e C .
resposta: TA = $\;50\sqrt{\,3\;}\;$, TB = 50 N e TC = 100 N ×
Um pacote pesando 100 N está pendurado em duas cordas inextensíveis conforme a figura ao lado. Determine as intensidades das trações nas cordas AB e AC .
Dados: cos 30° = $\,\dfrac{\sqrt{\,3\,}}{2}\,$ e cos 60° = $\,\dfrac{\,1\,}{2}\,$
Três fios são presos a um pequeno anel C de peso desprezível e que se encontra em equilíbrio.
Dois desses fios passam por pequenas polias fixas A e B e suportam nas suas extremidade corpos pesados. O terceiro suporta um peso P . Os fios CA e CB formam com a vertical ângulos de 30° e 45° respectivamente. Um peso adicional de 10 N é sobreposto a P . Determinar quais devem ser os pesos adicionais necessários ser acrescentados a cada um dos outros fios para que C permaneça em equilíbrio na mesma posição.
resposta: $\,5(\sqrt{\,6\;}\,-\,\sqrt{\,2\;})\,$N e $\,10(\sqrt{\,3\;} - 1)\,$N ×
Um fio flexível e de peso desprezível passa, sem atrito, por duas polias fixas e sustenta numa de suas extremidades um corpo de peso 30 N e na outra um peso de 40 N .
Determinar o peso de um terceiro corpo que deve ser suspenso num ponto do fio, entre as duas polias, para que na posição de equilíbrio os dois fios sejam perpendiculares entre si.