No esquema, a seguir representado, 10 ânions de SO4 vão para o ânodo e 20 cátions H+ vão para o cátodo, em um intervalo de tempo Δt = 1,0 s . Sabendo-se que o módulo da carga do elétron é de 1,6 × 10-19 C, qual a intensidade de corrente através da solução de ácido sulfúrico?
(CESESP PE) Duas chapas metálicas, com cargas elétricas de sinais contrários, são interligadas por um fio metálico condutor, conforme a figura. Através do fio deslocam-se:
a)
elétrons de B para A
b)
prótons de A para B
c)
prótons de A para B e elétrons de B para A
d)
prótons de B para A e elétrons de A para B
e)
íons positivos de A para B e íons negativos de B para A
Um rádio de automóvel consome da bateria, a cada 20 minutos de funcionamento, 36000 J de energia elétrica. Que intensidade de corrente elétrica percorre esse rádio, sabendo-se que a bateria do automóvel apresenta tensão elétrica de 12 V?
(CAXIAS DO SUL) Pela secção reta de um condutor de cobre passam 320 Coulombs de carga elétrica em 20 segundos. A intensidade de corrente elétrica no condutor, em ampères, vale:
(MED POUSO ALEGRE) Pela secção transversal de um condutor passam 1011 elétrons de carga elementar igual a 1,6×10-19 C ,durante 1,0×10-6 s . A corrente elétrica, neste condutor, é:
Calcule a intensidade média de corrente elétrica num condutor, sabendo-se que, a cada 30 minutos e 30 segundos, passam por uma secção transversal desse condutor 12810 C .
Indiquemos por i a intensidade de corrente elétrica que circula por um condutor metálico. Sejam m e e respectivamente, a massa e o módulo da carga do elétron. Se M é a massa total dos elétrons que atravessam uma secção qualquer do condutor, no intervalo de tempo de duração Δt, a relação entre i, m, e, M e Δt é:
Uma corrente de intensidade constante 16 mA é estabelecida em um fio condutor metálico. Sendo a carga do elétron -1,6 . 10-19C , quantos elétrons atravessam uma secção do condutor por segundo?
A secção transversal de um condutor é atravessada, em um intervalo de tempo Δt = 1,0×10-3 s , por uma carga positiva q+ = 1,0×10-5C . A soma algébrica das cargas que atravessam a referida secção é nula. Pergunta-se:
a)
Que tipo de condutor é esse?
b)
Qual é a intensidade média da corrente no intervalo acima referido?
resposta: eletrolítico (iônico) ou gasosob) 2,0 . 10-2A ×
Numa corrente de intensidade constante, a soma dos valores absolutos das cargas que atravessam uma secção transversal do condutor, em 3,0 minutos, é igual a 1,8 . 104C . Determine:
a)
a intensidade da corrente;
b)
a carga que atravessa uma secção transversal do condutor, suposto metálico, em 30 segundos;
c)
a carga positiva que atravessa uma secção transversal do condutor, suposto eletrolítico, em 30 segundos.
(CESCEM RS) Uma corrente elétrica de intensidade 5,0 A é mantida em um condutor metálico durante 1 minuto. Qual a carga elétrica que atravessa uma secção do condutor nesse tempo?
Para uma corrente elétrica de intensidade constante e relativamente pequena (alguns ampères), qual o valor mais próximo do módulo da velocidade média dos elétrons que compõem a nuvem eletrônica móvel, em um condutor metálico?
O filamento incandescente de uma válvula eletrônica, de comprimento igual a 5 cm, emite elétrons em uma taxa constante de 2,0 . 1016 elétrons por segundo e por centímetro de comprimento. Sendo o módulo de carga do elétron de 1,6 . 10-19C , qual a intensidade da corrente emitida?
(CESCEM RS) Um motor elétrico é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 5 A , quando ligado a uma corrente de 110 V . Qual é a energia elétrica fornecida ao motor, pela rede, em uma hora?
resposta: Eelétrica = 1,98×106J ou Eelétrica = 2,0×106J ×
(MACKENZIE - 2002) Deseja-se alimentar a rede elétrica de uma casa localizada no sítio ilustrado a seguir. Em A tem-se o ponto de entrada do sítio, que “recebe” a energia da rede pública e, em B, o ponto de entrada da casa. Devido a irregularidades no terreno, as possibilidades de linhas de transmissão de A até B apresentadas pelo eletricista foram a 1 (linha pontilhada) e a 2 (linha cheia); porém, somente uma será instalada. Com uma mesma demanda de energia, independentemente da opção escolhida e utilizando-se fios de mesmo material, deseja-se que no ponto B chegue a mesma intensidade de corrente elétrica.
Para que isso ocorra, o diâmetro do fio a ser utilizado na linha 1 deverá ser igual:
a)
ao diâmetro do fio utilizado na linha 2.
b)
a 0,6 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
c)
a 0,72 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
d)
a 1,2 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
e)
a 1,44 vezes o diâmetro do fio utilizado na linha 2.
Um ebulidor elétrico funciona sob tensão de 110V , percorrido por corrente elétrica de intensidade 2,0A . Em quanto tempo ele conseguirá, num processo ideal, aquecer 55 °C , 1,0 kg de água ? Admita que não haja mudança de estado. Dados: calor específico da água C = 1,0 cal/g°C 1,0 cal = 4,0 j
No interior de uma grande pedra de gelo a 0 °C é colocado um resistor de 5,0 Ω que é percorrido por corrente elétrica de intensidade 4,0 A durante 10 min. Num processo ideal, qual a quantidade de gelo que se funde?
Um motor elétrico sob tensão de 220 V é atravessado por corrente elétrica de intensidade 10 A . A potência elétrica útil do motor é de 1,8 kW . Calcule a resistência interna do motor.
(FEI) Por que a corrente elétrica usada na iluminação domiciliar em São Paulo não pode ser utilizada diretamente para a deposição do cobre, a partir de uma solução de sulfato de cobre II?
resposta: A corrente elétrica usada na iluminação domiciliar é corrente alternada. ×
Qual a massa de cobre metálico que se deposita como resultado de uma corrente elétrica de 1,93 A atravessando uma solução de sulfato cúprico durante 10 minutos com eletrodos inertes? Dado: massa atômica do cobre: 63,5.
(UFS SE) Numa célula eletrolítica contendo solução aquosa de nitrato de prata flui uma corrente elétrica de 5,0 A durante 9 650 s . Nessa experiência, quantos gramas de prata metálica são obtidos?