O motor de um barco comunica-lhe uma velocidade de 18 km/h em águas tranquilas. O barco navega num rio cujas águas movem-se com velocidade 2,5 m/s. Calcular a distância percorrida pelo barco em 15 minutos, quando desce o rio e quando o sobe.
Um barco percorre, em relação a um ponto fixo da margem de um rio, uma distância de 660 m em 1 minuto quando o desce e ao subí-lo percorre no mesmo tempo uma distância de 420 m. Calcular as velocidade do barco e das águas.
Um avião tem na atmosfera em repouso uma velocidade de 180 km/h. Supondo que o vento sopra do oeste para o leste com uma velocidade de 20 m/s, determinar que direção deve tomar o avião para que a sua trajetória absoluta tenha a direção do nordeste e qual é então a sua velocidade em relação à terra.
Um barco dirigido às margens de um rio de 12 m de largura percorre 13 m para atravessá-lo. Sabendo-se que a correnteza tem uma velocidade de 2 m/s, calcular o deslocamento do barco na outra margem e a sua velocidade.
Um avião possui movimento retilíneo horizontal e velocidade constante. Num dado instante (t1) deixa-se cair uma bomba do avião. Que trajetória descreveu a bomba: a) em relação à Terra?b) em relação ao avião?
resposta: a) arco de parábola b)segmento de reta ×
Um ponto material está em movimento sobre a trajetória abaixo: Seu movimento tem por equação horária: $\phantom{X}\;s\,=\,2t\,-\,2\phantom{X}$ Determine:
a)
O espaço inicial (para t = 0 )
b)
Em que ponto de trajetória (A, O, M ou B) ele se encontra para t = 1s
c)
Em que instante ele chega a B.
resposta: Resolução:
a)
Usando t = 1 na equação horária, temos: $\;s_1\,=\,2\,\centerdot\,1\,-\,2\;\Longrightarrow$ $\;s\,=\,2\,-\,2\;\Longrightarrow$ $\;\boxed{\;s_1\,=\,0 m\;}\;$
b)
Usando t = 0 na equação horária, temos: $\;s_0\,=\,2\,\centerdot\,0\,-\,2\;\Longrightarrow$ $\;s\,=\,0\,-\,2\;\Longrightarrow$ $\;\boxed{\;s_0\,=\,-2 m\;}\;$
c)
Como o ponto B corresponde a s = 8 basta substituir na equação horária: $\;8\,=\,2\,\centerdot\,t\,-\,2\;\Longrightarrow$ $\;10\,=\,2t\;\Longrightarrow$ $\;\boxed{\;t_B\,=\,5\;s\;}\;$
Todo movimento é relativo, isto é, depende de um referencial adotado. Escolha a alternativa correta:
a)
Se um móvel estiver em movimento em relação a um certo referencial estará em movimento em relação a qualquer outro referencial.
b)
Se um móvel estiver em repouso em relação a um referencial, então estará em repouso em relação a qualquer outro referencial.
c)
A Terra é um corpo em repouso.
d)
Se um corpo A estiver em repouso em relação a um corpo B, então B poderá estar em movimento em relação a A.
e)
Se um corpo A estiver em repouso em relação a um corpo B e se este (B), por sua vez, estiver em repouso em relação a outro corpo C, então o corpo A estará em repouso em relação a C.
Uma corrida de bicicleta que se iniciou no instante t1 = 8 h 15 min e 30 s o vencedor terminou no instante (t2), após 1 h 50 min e 20 s. Determine o instante (t2).
Dois pontos materiais A e B caminham sobre a mesma trajetória retilínea com seus movimentos obedecendo as seguintes funções horárias, em unidades MKS: sA = 4t + 5sB = 2t + 15 Determine:
(FUVEST) Uma composição ferroviária com 19 vagões e uma locomotiva desloca-se a 20 m/s. Sendo o comprimento de cada elemento da composição 10 m, qual é o tempo que o trem gasta para ultrapassar:
Uma partícula está em x = 5 m ,quando t = 0 s ;em x = -7 m ,quando t = 6 s ex = 2 m , quando t = 10 s . Determinar a velocidade média da partícula nos intervalos:
Ele dirige sem parar e chega ao seu destino às 17h 30min. Calcular a velocidade média durante a viagem.
b)
Ele dirige durante três horas, descansa meia hora, e continua a dirigir, chegando ao destino às 17h 30min. Calcular sua velocidade média.
c)
Depois de descansar duas horas, ele volta para casa, levando seis horas na viagem.; qual é a sua velocidade média na viagem de ida e volta? Qual o seu deslocamento na viagem de ida e volta?
resposta: a) ≅ 88 km/hb) ≅ 88 km/hc) velocidade média 0 km/h e deslocamento 0 km ×
O gráfico mostra a posição de um móvel de dimensões desprezíveis em função do tempo. Determinar as velocidades médias nos intervalos de tempo indicados por a, b, c e d.
Um automóvel, com velocidade constante 20 m/s, passa por um ponto na estrada no instante t = 0 s; num instante 5 s depois, passa um segundo carro pelo mesmo ponto, com velocidade de 30 m/s, na mesma direção.
a)
Faça o gráfico das funções de posição pelo tempo (s × t) dos dois carros.
b)
Determine o instante em que o segundo carro ultrapassa o primeiro.
c)
Que distância terão percorrido os carros quando ocorrer a ultrapassagem?
resposta: a) b) 15 sc) a 300 m do ponto referido. ×
Num movimento balístico no vácuo:
I)
a aceleração vetorial é constante;
II)
no pico da trajetória a velocidade vetorial é nula;
III)
no pico da trajetória a velocidade vetorial tem direção horizontal;
IV)
no pico da trajetória a aceleração é a aceleração da gravidade.
Uma partícula é lançada obliquamente, em uma região onde a aceleração da gravidade vale (g) e o efeito do ar é desprezível. A velocidade de lançamento do módulo Vo e o ângulo formado com o plano horizontal é θ . Pedem-se:
a)
o tempo de subida e o tempo total, até o retorno ao plano horizontal de lançamento.
b)
a altura máxima atingida.
c)
o alcance horizontal.
d)
o ângulo de tiro que proporciona o máximo alcance horizontal.
resposta: a) $\,T_{\text subida}\,=\,\dfrac{\;V_o\,sen\theta\;}{g}\,$ e $\,T_{\text total}\,=\,\dfrac{\;2V_o\,sen\theta\;}{g}\,$b)$H\,=\dfrac{\;\sideset{}{_o^2}V sen^2\theta\;}{2g}\,$c)$S_{\text horizontal}\,=\dfrac{\;\sideset{}{_o^2}V sen\,2\theta\;}{g}\,$d)$\;\theta\,=\,45^o$ ×
Um projétil é lançado sucessivamente com ângulos de tiro de 30° e 60° e mesmo módulo de velocidade inicial.Desprezando o efeito do ar, calcule: a) a relação entre as alturas máximas atingidas nos dois casos. b) a relação entre os alcances horizontais nos dois casos.