Em "Aeromoça na burocracia me dá idéia de um pé de gerânio intimado a viver e florir dentro de um armário fechado", as expressões de um pé e de gerânio são respectivamente:
a) adjunto adnominal, complemento nominal b) complemento nominal, adjunto adnominal c) complemento nominal, complemento nominal d) objeto indireto, complemento nominal e) adjunto adnominal, adjunto nominal
Considerando a oração "os cabelos, em bandós, eram apanhados sobre a nuca por um velho pente de tartaruga" , assinale a opção em que a função sintática dos constituintes grifados aparece correta e na ordem correta.
a)
núcleo do agente da passiva, adjunto adnominal
b)
núcleo do agente da passiva, complemento nominal
c)
núcleo do adjunto adverbial de lugar, adjunto adnominal
d)
núcleo do adjunto adverbial de lugar, complemento nominal
Leia o trecho abaixo e indique a função sintática das palavras grifadas. " Como é solene e grave, no meio das nossas matas, a horamisteriosa do crepúsculo, em que a natureza se ajoelha aos pés do criador, para murmurar a preceda noite." (J. de Alencar. O Guarani.) As funções sintáticas das palavras sublinhadas são, respectivamente:
a)
predicativo do sujeito, adjunto adverbial de lugar, núcleo do sujeito, adjunto adnominal, sujeito, adjunto adverbial de lugar, objeto direto e adjunto adnominal.
b)
adjunto adnominal, predicativo do sujeito, objeto direto, sujeito, agente da passiva, adjunto adverbial de lugar, sujeito e adjunto adnominal.
c)
sujeito, sujeito, adjunto adverbial de lugar, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e sujeito.
d)
objeto direto, agente da passiva, sujeito, objeto indireto, complemento nominal, sujeito, adjunto adverbial de lugar e sujeito.
e)
agente da passiva, adjunto adnominal, sujeito, sujeito, predicativo do sujeito, complemento nominal, objeto direto e objeto indireto.
Em "Eu era enfim, senhores, uma graça de alienado.", os termos da oração, grifados, são respectivamente, do ponto de vista sintático:
a) adjunto adnominal, vocativo e predicativo do sujeito b) adjunto adverbial, aposto e predicativo do objeto c) adjunto adverbial, vocativo e predicativo do sujeito d) adjunto adverbial, vocativo e objeto direto e) adjunto adnominal, aposto e predicativo do sujeito
"A drenagem rápida do terreno e a evaporação, que se estabelece logo, mas viva, tornam-nos outra vez, desolados e áridos." Os termos grifados são, respectivamente:
I) O proprietário da farmácia saiu. II) O proprietário saiu da farmácia.
Sobre elas são feitas as seguintes considerações: Na I, da farmácia é adjunto adnominal. Na II, da farmácia é adjunto adverbial. Ambas as frases têm exatamente o mesmo significado. Tanto em I como em II, da farmácia tem a mesma função sintática. Destas quatro considerações:
a) apenas uma é verdadeira b) apenas duas são verdadeiras c) apenas três são verdadeiras d) as quatro são verdadeiras e) nenhuma é verdadeira
(U.F.VIÇOSA) "O médico sabia piano e tocava agradavelmente; a sua conversa era animada; sabia esses mil modos que entretêm geralmente as senhoras quando elas não gostam..."(M. de Assis)
A oração grifada no período desempenha a função sintática de:
a) predicado nominal b) aposto c) predicativo d) complemento nominal e) adjunto adnominal
(PUC) "... com exceção do Morro do Cantagalo cujo volume é desagradável e pesado..." "Levantei-me do banco e fui embora."
Os termos "cujo" e "me" são respectivamente:
a) adjunto adnominal e objeto direto b) sujeito e objeto direto c) adjunto adnominal e objeto indireto d) complemento nominal e sujeito e) sujeito e objeto indireto