exercícios de matemática

buscar exercício


(ITA - 1973) Sejaa projeção do diâmetro de um círculo de raio sobre a reta tangente por um ponto deste círculo. Seja a razão da área total do tronco do cone gerado pela rotação do trapézio ao redor da reta tangente e área do círculo dado. Qual é o valor de para que a medida do segmento seja igual à metade do raio ?

a)
b)
c)
d)
e) nenhuma das respostas anteriores


 


(V. UNIF. RS - 1980) Na figura, é um arco de uma circunferência de raio 1 . A área do trapézio retângulo é:

a) b) c)
d) e)


 


Na figura, é um trapézio isósceles e cm. Calcular a altura do trapézio.

 


Determinar na figura abaixo.


 


(FUVEST - 2013) O mapa de uma região utiliza a escala de 1:200 000. A porção desse mapa, contendo uma Área de Preservação Permanente (APP), está representada na figura, na qual e são segmentos de reta, o ponto está no segmento , o ponto está no segmento , é um retângulo e é um trapézio. Se , , , e indicam valores em centímetros no mapa real, então a área da APP é

Obs: Figura ilustrativa, sem escala.

a) 100 km²
b) 108 km²
c) 210 km²
d) 240 km²
e) 444 km²


 


(FUVEST - 2009) A figura representa uma pirâmide ABCDE, cuja base é o retângulo ABCD. Sabe-se que:



Nessas condições, determine:
a) A medida de .
b) A área do trapézio .
c) O volume da pirâmide .

 


(FESP - 1991) Um triângulo equilátero ABC está inscrito numa circunferência de raio igual a 6 cm. O triângulo é interceptado por um diâmetro de circunferência, formando um trapézio, conforme a figura abaixo. Podemos afirmar então que a razão entre a área do triângulo ABC e a do trapézio é igual a:

a) b)
c) d)
e)


 


(PUC CAMP - 1980) Os lados paralelos de um trapézio retângulo medem 6 cm e 8 cm, e a altura mede 4 cm. A distância entre o ponto de instersecção das retas suporte dos lados não paralelos e o ponto médio da maior base é:

a) cm
b) cm
c) cm
d) cm
e) nenhuma das anteriores