(ITA - 1973) Sejaa projeção do diâmetro de um círculo de raio sobre a reta tangente por um ponto deste círculo. Seja a razão da área total do tronco do cone gerado pela rotação do trapézio ao redor da reta tangente e área do círculo dado. Qual é o valor de para que a medida do segmento seja igual à metade do raio ?
a) b) c) d) e) nenhuma das respostas anteriores
(B)
(ITA - 1990) Na figura abaixo é o centro de uma circunferência. Sabendo-se que a reta que passa por e é tangente a esta circunferência e que a medida dos ângulos , , e é dada, respectivamente , por 49° , 18° , 34° , determinar a medida dos ângulos 4 , 5 , 6 e 7 . Nas alternativas abaixo considere os valores dados iguais às medidas de 4, 5 , 6 e 7 , respectivamente.
a) 97°, 78°, 61°, 26° b) 102°, 79°, 58°, 23° c) 92°, 79°, 61°, 30° d) 97°, 79°, 61°, 27° e) 97°, 80°, 62°, 29°
(D)
(UFGO) Simplificando a expressão , obtém-se:
a) b) c) d) e)
(A)
(MACKENZIE - 1978) Quatro círculos de raio unitário, cujos centros são vértices de um quadrado, são tangentes exteriormente dois a dois. A área da parte sombreada é:
a) b) c) d) e)
(D)
(ITA - 2004) Duas circunferência concêntricas e têm raios de e , respectivamente. Seja uma corda de , tangente à . A área da menor região delimitada pela corda e pelo arco mede, em ,
a) b) c) d) e)
(C)
(ITA - 2004) Sejam os pontos , e .
a) Determine a equação da cirunferência , cujo centro está situado no primeiro quadrante, passa pelos pontos e e é tangente ao eixo . b) Determine as equações das retas tangentes à circunferência que passam pelo ponto .
Resolução:
a)
Seja o centro da circunferência no primeiro quadrante. Na figura, passa pelos pontos e , tangenciando o eixo . possui coordenadas (3,m) e é raio da circunferência, portanto mede 3.. O ponto , centro da circunferência , tem coordenadas , e a equação da circunferência é
b)
A equação do feixe de retas não verticais concorrentes em , e coeficiente angular : . A reta vertical que contém corta a circunferência em 2 pontos. A distância entre as tangentes e o centro é igual a 3, ou seja:
ou . As equações das tangentes são:
e
(ITA - 2012) As retas e são concorrentes no ponto , exterior a um círculo . A reta tangencia no ponto e a reta intercepta nos ponto e diametralmente opostos. A medida do arco é e mede cm. Determine a área do setor menor de definido pelo arco .
Resolução: De acordo com a figura traçada a partir do enunciado:
1.
o triângulo OAP é reto em A pois AO (o raio) é perpendicular a (a reta tangente).
Então e sabemos que a tangente de é .
2.
o arco , suplementar de , mede .
Então a superfície
Resposta:
Calcular o lado de um triângulo sabendo-se que .
Resolução: Então Logo:
(VUNESP) Se são números reais tais que:
, então:
a) b) c) d) e)
(B)
(VUNESP) Sejam , e conjuntos de números reais. Sejam e definidas, respectivamente, por:
Se existe , definida por , então:
a) b) c) d) e)
(C)
Na figura, calcular e .
Resolução: Então e portanto
Resposta:
Sabendo-se que é um ângulo agudo e que , calcule o
Resolução: Então
Calcular , sabendo que .
Resolução: Então
Simplificar a expressão: .
Resolução:
(PUC) Qual é o valor dena figura ao lado?
a) b) c) d) e)
(E)
Determinar a equação da circunferência que passa pelo ponto A (-1 , 6) e tangencia o eixo dos "y" no ponto B (0 , 3) .
Resolução: Sendo o centro da circunferência o ponto C (x , 3) conforme a figura:
Sendo e raios da mesma circunferência, são segmentos de medidas iguais: Elevando ao quadrado, simplificando, temos: Então o centro é e o raio é e a equação da circunferência:Resposta:
(ITA - 1990) Sejam constantes reais positivas. Considere em que . Então uma relação entre é dada por:
a) c) b) d) e)
(D)
(ITA - 1990) Sabendo-se que é um ângulo tal que então é um número da forma em que:
a) são reais negativos. c) . e) . b) são inteiros. d) são pares.
(B)
(ITA - 1982) Considere a família de curvas do plano complexo, definida por onde é um complexo não nulo e é uma constante real positiva. Para temos uma
a) circunferência com centro no eixo real e raio igual a . b) circunferência com centro no eixo real e raio igual a . c) circunferência tangente ao eixo real e raio igual a . d) circunferência tangente ao eixo imaginário e raio igual a . e) circunferência com centro na origem do plano complexo e raio igual a .
(D)
(FUVEST - 2015) No triângulo retângulo , ilustrado na figura, a hipotenusa mede 12 cm e o cateto mede 6 cm. Se é o ponto médio de , então a tangente do ângulo é igual a:
a) b) c) d) e)
(B)
Determine o valor de x nos casos: a) é perpendicular a
b) e são tangentes à circunferência
a) 6b) 9
As circunferências da figura são tangentes externamente. Se a distância entre os centros é 28 cm e a diferença entre os raios é 8 cm, determine os raios.
18 cm e 10 cm
Determine o valor de x, sendo O o centro da circunferência nos casos: a)
b)
a) 125° b) 145°
(CESGRANRIO - 1985) As circunferências da figura de centros M, N e P, são mutuamente tangentes externamente. A maior tem raio 2 e as outras duas têm raio 1. Então a área do triângulo MNP é:
a) b) c) d) e)
(E)
(MACKENZIE - 1977) Se a soma das áreas dos três círculos de mesmo raio é , a área do triângulo equilátero ABC é:
a) b) c) d) e) não sei
(A)
(U.F.VIÇOSA - 1990) Na figura abaixo, a circunferência de centro P e raio 2 é tangente a três lados do retângulo ABCD de área igual a 32. A distância do ponto P à diagonal AC vale: