(EPUSP-63) Mostre que a equação admite uma raiz positiva inferior a .
Temos o polinômio e vamos calcular e : . Como , resulta que apresenta um número ímpar de raízes no intervalo (Teorema de Bolzano).
(FFCLUSP - 1966) Se dois trinômios do segundo grau e possuem uma e uma só raiz comum , simples, o seu mínimo múltiplo comum é o polinômio:
a) b) c) d) e)
(D)
(CESGRANRIO - 1985) Numa carpintaria, empilham-se 50 tábuas, umas de 2 cm e outras de 5 cm de espessura. A altura da pilha é de 154 cm. A diferença entre o número de tábuas de cada espessura é:
a) 12 b) 14 c) 16 d) 18e) 25
(B)
(ITA - 1970) Calculando as raízes simples e múltiplas da equação podemos afirmar que esta equação tem:
a) uma raiz simples, duas duplas e uma tripla b) uma raiz simples, uma dupla e uma tripla c) duas raízes simples, uma dupla e uma tripla d) duas raízes simples e duas duplas e) duas raízes simples e uma tripla
(B)
(ITA - 1968) A equação possui:
a) três raízes complexas e duas raízes reais b) pelo menos uma raiz real positiva c) todas raízes inteiras d) uma raiz complexa e) nenhuma das respostas anteriores
(B)
(EESCUSP - 1969) Dada a equação , então,
a) é possível achar valores reais para p, q e r de modoque , , e sejam raízes desta equação b) é possível achar valores reais para p, q e r , com p inteiro, de modo que , e sejam raízes desta equação c) zero é raiz desta equação d) é possível encontrar valores reais para p, q e r de modo que , e sejam raízes desta equação e) nenhuma das anteriores
(D)
(ITA - 2004) Seja um número real, com . Assinale a alternativa que representa o conjunto de todos os valores de tais que .
a) b) c) d) e)
(C)
(ITA - 2004) O conjunto de todos os valores de , , tais que as soluções da equação (em )
são todas reais é:
a) b) c) d) e)
(D)
(ITA - 2004) Para algum número real r , o polinômio 8x³ - 4x² - 42x + 45 é divisível por (x - r)². Qual dos números abaixo está mais próximo de r ?
a) 1,62 b) 1,52 c) 1,42 d) 1,32 e) 1,22
(B)
(ITA - 2004) Dada a equação , em que é uma constante real, considere as seguintes afirmações:
I. Se então existe apenas uma raiz real. II. Se ou , então existe raiz com multiplicidade . III. , todas as raízes são reais.
Então, podemos afirmar que é (são) verdadeira(s) apenas:
a) I b) II c) III d) II e III e) I e III
(E)
(ITA - 2004) Sejam os pontos , e .
a) Determine a equação da cirunferência , cujo centro está situado no primeiro quadrante, passa pelos pontos e e é tangente ao eixo . b) Determine as equações das retas tangentes à circunferência que passam pelo ponto .
Resolução:
a)
Seja o centro da circunferência no primeiro quadrante. Na figura, passa pelos pontos e , tangenciando o eixo . possui coordenadas (3,m) e é raio da circunferência, portanto mede 3.. O ponto , centro da circunferência , tem coordenadas , e a equação da circunferência é
b)
A equação do feixe de retas não verticais concorrentes em , e coeficiente angular : . A reta vertical que contém corta a circunferência em 2 pontos. A distância entre as tangentes e o centro é igual a 3, ou seja:
ou . As equações das tangentes são:
e
Resolver em as inequações, aplicando as propriedades da desigualdade.
a) b) c) d) e) f)
Resolução:
a) b) c) d) que ocorre para e) f) ou
(PUC) Dada a reta de equações paramétricas o seu coeficiente angular é:
a) b) c) d) e)
(D)
Qual a equação reduzida da reta de equações paramétricas:
Os vértices de um triângulo são: A (-3 , 6) ; B (9 , -10) e C (-5 , 4). Determinar o centro e o raio da circunferência circunscrita ao triângulo.
Considerações:
A distância entre dois pontos no plano cartesiano é igual à raiz quadrada da soma dos quadrados da diferença entre as coordenadas respectivas dos pontos dados.
Resolução:
Vejamos o rascunho ao lado, onde o centro da circunferência é O (x , y) . Os segmentos , e são raios da circunferência e têm medidas iguais a R . Passo 1. Passo 2. Passo 3. O próximo passo é resolver o sistema de duas equações (I) e (II): Sabemos então que o centro tem coordenadas (3 , -2) , então vamos calcular a medida do raio: Resposta:
(ITA - 1990) Considere as equações onde é complexo. Seja o conjunto das raízes da primeira equação e o da segunda. Então:
a) é vazio. d) é unitário. b) . e) possui dois elementos. c) possui apenas dois elementos distintos.
(D)
(ITA - 1990) Dizemos que dois sistemas de equações lineares são equivalentes se, e somente se, toda solução de um qualquer dos sistemas for também uma solução do outro. Considere as seguintes afirmações: I. Dois sistemas de equações lineares 3x3, ambos homogêneos, são equivalentes. II. Dois sistemas de equações lineares, 3x3, ambos indeterminados, não são equivalentes. III. Os dois sistemas de equações lineares dados a seguir são equivalentes:
De acordo com a definição dada podemos dizer que:
a) as três afirmações são verdadeiras. b) apenas a afirmação (I) é verdadeira. c) apenas as afirmações (I) e (II) são verdadeiras. d) apenas as afirmações (I) e (III) são verdadeiras. e) as três afirmações são falsas.
(E)
(ITA - 1990) Sejam as retas e dadas respectivamente pelas equações e . Considere o lugar geométrico dos centros das circunferências que tangenciam simultaneamente e . Uma equação que descreve é dada por:
a) b) c) d) e)
(A)
(FUVEST - 1977) Resolva (em ) a inequação
Solução de (I) ou O gráfico de é uma parábola como na figura:
Temos então do gráfico que a solução de (I) é
Solução de (II) Como o gráfico é uma parábola do tipo:
então: e temos o conjunto temporário da situação (II)
Solução da questão (Conjunto Verdade) A solução é o conjunto Verdade, a intersecção dos dois conjuntos e conforme o diagrama abaixo:
RESPOSTA:
(FUVEST - 1977) Construa o gráfico da relação definida pelas desigualdades:
Resolver as equações:
a) b) c) d) e) f) g) h)
a) b) c) d) e) f) g) h)
Resolver as equações:
a) b) c) d)
a) ou b) c) d)
(MAUÁ - 1977) Dada a equação :
a) resolva-a se b) resolva-a se
a) x = y = π/4 + kπb) x = π/4 + kπ e y + x = π/2 + 2kπ
(MAPOFEI - 1973) O ponto P = (2; 4) é o centro de um feixe de retas no plano cartesiano. Pede-se determinar as equações das retas desse feixe, perpendiculares entre si, que interceptam o eixo 0x nos pontos A e B , e tais que a distância entre eles seja 10 .
(r) 2x - y = 0 e (s) x + 27 - 10 = 0 (r) x - 2y + 6 = 0 e (s) 2x + y - 8 = 0
Traçar o diagrama horário e o diagrama das velocidades dos movimentos que obedecem às seguintes equações horárias:
a) s = 4 + 2t b) s = 2 - 3t c) s = 5 - 3t d) s = 4t e) s = -2 + 5t f)s = -6t ( s é expresso em metros e t é expresso em segundos )