(ITA - 1973) Sejaa projeção do diâmetro de um círculo de raio sobre a reta tangente por um ponto deste círculo. Seja a razão da área total do tronco do cone gerado pela rotação do trapézio ao redor da reta tangente e área do círculo dado. Qual é o valor de para que a medida do segmento seja igual à metade do raio ?
a) b) c) d) e) nenhuma das respostas anteriores
(B)
(UCMG - 1981) O volume, em cm³, da figura formada por um cone e um cilindro circular reto, é:
a) b) c) d) e)
(C)
(UCMG - 1981) O raio da base de um cone de revolução é 10 cm, e a altura 30 cm. Se o raio aumentar 1 cm e a altura diminuir 3 cm, a razão entre o segundo volume e o primeiro é de:
a) 0,333b) 1,089c) 1,321 d) 2,021e) 3,000
(B)
(CESESP - 1986) Pretende-se contruir um tanque com a forma e dimensões da figura ao lado. Sabendo-se que o hemisfério, o cilindro circular reto e o cone circular reto, que constituem o referido tanque, têm igual volume, assinale, dentre as alternativas abaixo, a única que corresponde às relaçoes existentes entre as dimensões indicadas.
a) R = h = H b) 3R = h = 3H c) 4R = h = 3H d) 2R = h = 3H e) h = 3R = H
(D)
(ITA - 2004) A área total da superfície de um cone circular reto, cujo raio da base mede R cm, é igual à terça parte da área de um círculo de diâmetro igual ao perímetro da seção meridiana do cone. O volume deste cone, em cm³ , é igual a
a) b) c) d) e)
(E)
(FATEC) Indique a alternativa em que não aparece oração reduzida (dizendo de outro modo: a oração subordinada que, não possuindo conectivo, tem o verbo no gerúndio, no particípio ou no infinitivo). a) Reduzido o caso às devidas proporções, tudo se acalmou. b) Tudo tendo-se acalmado, pudemos voltar às atividades normais. c) Sem o ver, como poderia avisá-lo do ocorrido? d) Mas ele foi visto por todos nós, ontem, não foi? e) Só dê confiança a quem merece.
(D)
(PUC-SP) "João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história." A primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela presença de:
orações
cujo termo introdutor atua como
a) adjetivas restritivas
— conectivo - sujeito
b) sindéticas explicativas
— simples conectivo
c) adverbiais comparativas
— simples conectivo
d) adjetivas explicativas
— conectivo - sujeito
e) sindéticas aditivas
— simples conectivo
(A)
Para um paralelepípedo reto retângulo de dimensões 3 cm , 4 cm e 5 cm , calcular:
a) A área total b) A medida da diagonal
a) Resolução:
área total = Resposta:
b)Resolução
diagonal do paralelepípedo = Resposta:
(SANTA CASA) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando-se os períodos seguintes: I) "Não caía um galho, não balança uma folha." II) "O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou." III) "O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame."
Nota-se que existe coordenação assindética em:
a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I, II e III e) nenhum deles
(D)
(SANTA CASA) Por definição, oração coordenada que se prende à anterior por conectivo é denominada sindética e é classificada pelo nome da conjunção coordenativa que a encabeça. Assinale a alternativa onde aparece uma oração coordenada sindética explicativa, conforme a definição: a) "A casaca dele estava remendada mas estava limpa." b) "Ambos se amavam, contudo não se falavam." c) "Todo mundo trabalhando: ou varrendo o chão ou lavando as vidraças." d) "Chora, que lágrimas lavam a dor." e) "O time ora atacava, ora defendia e no placar aparecia o resultado favorável."
(D)
(FUVEST - 2015) O sólido da figura é formado pela pirâmide sobre o paralelepípedo reto . Sabe-se que pertence à reta determinada por e e que , e . A medida do segmento que faz com que o volume do sólido seja igual a do volume da pirâmide é
a) 2 cm b) 4 cm c) 6 cm d) 8 cm e) 10 cm
(E)
(FUND. CARLOS CHAGAS) Durante um eclipse solar, um observador:
a) no cone de sombra, vê um eclipse parcial. b) na região da penumbra, vê um eclipse total. c) na região plenamente iluminada, vê a Lua eclipsada. d) na região da sombra própria da Terra, vê somente a Lua. e) na região plenamente iluminada, não vê o eclipse solar.
(E)
Responda às perguntas seguintes usando o código:
(a) partícula apassivadora (b) índice de indeterminação do sujeito (c) partícula de realce (d) conectivo integrante (e) conjunção subordinativa i) ()O menino sorria-se feliz. ii) ()Bajula-se hoje para atacar amanhã. iii) ()Vai-se a primeira pomba despertada. iv) ()Queimou-se a casa. v) ()Varreu-se e espanou-se a sala. vi) ()Ferram-se cavalos. vii) ()Os campos secam-se; as flores murcham-se e as aves emudecem-se. viii) ()Trata-se de papéis. ix) ()Indaga-se de tudo. x) ()Se me amas, sou feliz. xi) ()Veremos se haverá trégua. xii) ()Lê-se romance. xiii) ()Falava-se na cidade. xiv) ()Chegou-se a época das cigarras. xv) ()Maria riu-se muito. xvi) ()Percebo se há fraude. xvii) ()Far-se-ão flores. xviii) ()Necessitar-se-á de flores.